Terceirização do marketing nos clubes de futebol

By 14 de agosto de 2015 Media, Sem categoria, Sem categoria No Comments
Um dos temas mais abordados pelo nosso segmento nas últimas semanas refere-se a terceirização do marketing de clubes de futebol! No primeiro momento um assunto polêmico e rico para diversos ângulos de análises.
Aproveitei para ler diversas opiniões antes de construir o meu pensamento. Mas antes gostaria de perguntar à você que está ai iniciando essa leitura se já teve a oportunidade de trabalhar num clube de futebol? Muitos provavelmente terão uma respostas negativa, outros já viveram a experiência deste desafio. Na verdade, cortar custos é o tema da vez dos clubes de futebol! E ai surge com força total a palavra terceirização, mas sinceramente não é simples como parece.
Tirar do papel boas ideias que se transformem em dinheiro para o clube é um desafio silencioso, que na verdade precisamos aprender muito com os ingleses, espanhóis e até mesmo com os chineses. Considero ser bastante curioso para conhecer como os chineses pensam em transformar o futebol num esporte que nunca teve adoração pelo seu povo. Este é um desafio enorme! Não é apenas com dinheiro (por lá não falta) que isso será possível, mas sim com muita estratégia. Sabemos que somos críticos com a nossa atual estrutura do futebol, mas acredito que terceirizar o marketing não é a solução por completo. Acredito muito no meio termo, em misturar profissionais especializados de temas do marketing com o conhecimento de poucos profissionais que conhecem a politica e o dia-a-dia do clube. Precisamos sim ter a audácia dos chineses para dar oportunidade para os profissionais do marketing brasileiro especializados em esporte, que não são poucos, a trabalharem os desafios atuais. Criarmos o projeto “Encubadora da Bola!”  para reunir universitários, profissionais e cartolas a discutirem novos caminhos para nosso futebol!
Reciclar é mais do que preciso neste período que a criatividade será fundamental para superar a crise!