Um dos temas mais abordados pelo nosso segmento nas últimas semanas refere-se a terceirização do marketing de clubes de futebol! No primeiro momento um assunto polêmico e rico para diversos ângulos de análises.
Aproveitei para ler diversas opiniões antes de construir o meu pensamento. Mas antes gostaria de perguntar à você que está ai iniciando essa leitura se já teve a oportunidade de trabalhar num clube de futebol? Muitos provavelmente terão uma respostas negativa, outros já viveram a experiência deste desafio. Na verdade, cortar custos é o tema da vez dos clubes de futebol! E ai surge com força total a palavra terceirização, mas sinceramente não é simples como parece.
Tirar do papel boas ideias que se transformem em dinheiro para o clube é um desafio silencioso, que na verdade precisamos aprender muito com os ingleses, espanhóis e até mesmo com os chineses. Considero ser bastante curioso para conhecer como os chineses pensam em transformar o futebol num esporte que nunca teve adoração pelo seu povo. Este é um desafio enorme! Não é apenas com dinheiro (por lá não falta) que isso será possível, mas sim com muita estratégia. Sabemos que somos críticos com a nossa atual estrutura do futebol, mas acredito que terceirizar o marketing não é a solução por completo. Acredito muito no meio termo, em misturar profissionais especializados de temas do marketing com o conhecimento de poucos profissionais que conhecem a politica e o dia-a-dia do clube. Precisamos sim ter a audácia dos chineses para dar oportunidade para os profissionais do marketing brasileiro especializados em esporte, que não são poucos, a trabalharem os desafios atuais. Criarmos o projeto “Encubadora da Bola!” para reunir universitários, profissionais e cartolas a discutirem novos caminhos para nosso futebol!
Reciclar é mais do que preciso neste período que a criatividade será fundamental para superar a crise!