Uma medalha que vale mais que ouro!

Hoje toda a minha família ficou de olhos fixos na TV para acompanhar a luta da Rafaela que acabou ganhando a primeira medalha de ouro nas Olímpiadas Rio 2016.
Este momento foi especial, pois estivemos com o Flávio Canto, medalhista Olímpico, apresentador da Globo e idealizador do transformador Projeto Reação. Ele nos contou a história de superação desta menina de ouro. Primeiro gostaria de parabenizá-lo pela sua visão e empreendedorismo para transformar a realidade de muitos jovens que vivem em comunidades carentes no Rio de Janeiro, através do seu projeto social. Este contexto de vitórias e derrotas vividas tanto pelo Flavio como por Rafaela, nos fazem refletir em nosso dia-a-dia sobre situações semelhantes. Muitas vezes nos encontramos sem esperança para superar os nossos problemas e bate uma solidão e um sentimento de fraqueza para continuar em busca dos nossos sonhos. Lembro que Rafaela foi alvo de ofensas pesadas nas mídias sociais que sinceramente não entendo como existem pessoas com alma negra e que investem o seu tempo para humilhar as outras. Este fato poderia ter ocasionado um mal de consequências incalculáveis para esta atleta que teve apoio da família, dos seus treinadores e principalmente do Projeto Reação para não desistir do seu sonho.
Aqui fica meu recado de hoje, que nos momentos mais difíceis da nossa vida, precisamos olhar para o céu e pedir luz para nossa fé, confiar em nossa família e principalmente ter orgulho da nossa história. Trabalhar, trabalhar, trabalhar!!! Essa é a única receita do sucesso para quem tem a ética no sangue! Rafaela terá sua agenda repleta de compromissos com patrocinadores e com quem apoiou de verdade essa história. Mais que merecido! Esse momento de glória tem muito suor, dedicação e sofrimento! O atleta que ganha uma medalha nas Olímpiadas, vale muito mais que o ouro, pois a sua realidade de superação é infinita. O esporte brasileiro precisa ter mais patrocinadores, políticos sérios, presidentes de federações honestos e tantos outros executivos que possam transformar a vida de muitos outros jovens que estão vivendo a falta de esperança em bairros de alto, médio e baixo poder aquisitivo. O esporte transforma independente da classe social! Ganhar o ouro é demais, ainda se tratando de ser em nosso país, mas incentivo que este momento precisa ser levado a sério como um caminho para a sociedade do futuro deste país que anda com a cabeça baixa. Somos capazes sim de transformar através do esporte a realidade de muitos brasileiros, precisamos pensar de forma criativa, coletiva e ética como a organização da Abertura dos Jogos surpreendeu todo o mundo! Pode ser que eu não tenha tempo para ver este novo Brasil, mas que os nossos filhos e netos merecem um novo país, sem dúvida nenhuma, merecem! Podemos começar já em ter eficientes pequenas atitudes no cotidiano para esta transformação. Acabar com o jeitinho, com as vantagens e a busca pelo mínimo correto. Só assim acredito que podemos mudar! Pode levar muito tempo, mas não é impossível! Salve Brasil e a sua verdadeira pátria. Salve tantas Rafaelas e Flávios que estão espalhados por este lindo e promissor país!