A crise financeira no futebol tem solução?

Futebol
Quando abrimos os cadernos esportivos nos deparamos com notícias negativas sobre as finanças dos clubes. Toda semana notícias sobre altas dividas, atrasos de pagamento e falta de receitas. Jogadores e fornecedores que sofrem com este cenário entre outros tantos problemas. E o nosso principal produto de entretenimento vai sofrendo uma dor que parece não ter fim! Será que existe luz no final deste túnel? Eu como sou um profissional otimista acredito que sim. Acredito que temos muito a aprender com os especialistas para mudar esse cenário. Hoje, o Flamengo ganhou destaque pelos seus últimos resultados. Diga-se que este cenário atual teve envolvimento de diversos especialistas em áreas distintas. Uma estratégia de gestão interessante que pode inspirar outros clubes.
A realidade do executivo de marketing de um clube de futebol atual é muito complicada. Ele é visto como a alma salvadora de todos os problemas referentes a dinheiro! E ai começa o grande erro! No meu caderno de anotações sempre tive um pensamento que considero fundamental para todo negócio: só existe receita se houver consumo! O cenário financeiro dos clubes tem muito mais complexidades vide as dividas assumidas no passado e seus legados trabalhistas. Mas dentre tantas iniciativas que estão para acontecer para melhorar este cenário, tais como, o refinamento entre outros. Uma das ações que vejo acontecendo aos poucos é a preocupação em gerar o consumo! Os serviços nos estádios estão melhorando, os programas de sócios estão investindo em experiências, as marcas esportivas tem inovado os seus produtos. O ciclo para mudar o nosso cenário é longo, mas precisa de união e compartilhamento de cases de sucesso!
Uma ideia que sugiro é criar o Comitê de Marketing do Futebol Brasileiro que poderá ser composto pelos principais profissionais do mercado e com a participação de agências e outros importantes parceiros da cadeia esportiva. A troca de ideias e pensamentos é fundamental! Recentemente alguns clubes brasileiros perceberam que realmente é essencial investir na contratação de profissionais de marketing experientes para ampliar as oportunidades. Já é um grande começo! Gosto muito do trabalho do Avancini (Esporte Clube Bahia), do Marcelo Passos (Corinthians) e Marcone (Cruzeiro)! Mas ainda temos muito trabalho!
Chegou a hora de reverter esta situação! Para finalizar esta reflexão lanço o desafio para os atuais profissionais dos clubes sobre como transformar a paixão do futebol em estratégias de vendas para os patrocinadores. Podem ter certeza de que há muita oportunidade nesta área! Se o clube for capaz de comprovar para o potencial patrocinador que o retorno dele não será apenas exposição de imagem, tenho certeza que haverá um incremento considerável de novas marcas patrocinadoras no futebol.
Mãos a obra, pois há muito trabalho por fazer!